PSPE
PSPE
01 Mar
Carlos Zorrinho e Francisco Assis questionam Mogherini sobre implementação do acordo de paz na Colômbia

Carlos Zorrinho e Francisco Assis questionam Mogherini sobre implementação do acordo de paz na Colômbia

Carlos Zorrinho e Francisco Assis dirigiram à vice-presidente da Comissão Europeia Frederica Mogherini, responsável pelas relações exteriores da União Europeia, uma pergunta escrita sobre a implementação do acordo de paz na Colômbia.

 

Para os deputados, “o acompanhamento da implementação do acordo de paz através de um mecanismo eficaz é fundamental para garantir o impacto do acompanhamento da União Europeia sobre a paz na Colômbia”, razão pela qual colocaram concretamente as seguintes questões: “ A União Europeia já possui este mecanismo de monitorização? Qual será o seu modo de operação e o envolvimento da União Europeia nele? Se ainda não está operacional, para quando espera que esta monitorização comece?”.

 

Na pergunta enviada à Alta Representante da União Europeia para a política externa e segurança, os deputados relembram que após o primeiro ano de implementação do acordo de paz assinado pelo governo colombiano e as FARC a 24 de novembro de 2016, “a UE aprovou quatro projetos de desenvolvimento económico local, meio ambiente, planeamento territorial, desenvolvimento social e cultura da paz na Colômbia”, com um investimento que corresponde a 11 dos 95 milhões de euros previstos no fundo fiduciário.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu