Ana Gomes participa na reunião interparlamentar e diálogo legislativo transatlântico, organizada no quadro da delegação para as relações com os Estados Unidos do Parlamento Europeu. A deputada é membro da delegação desde 2004.
A agenda é composta por quatro sessões de trabalho, acordadas entre o Parlamento Europeu e o Congresso norte-americano, sobre diversos assuntos de atualidade. Os recentes desenvolvimentos políticos nos EUA e na União Europeia, a cooperação económica e comercial afetada pelas restrições impostas pelos Estados Unidos sobre as importações de aço e alumínio e os sucessivos escândalos relacionados com o eventual conluio de Robert Mueller e a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.
As questões de política externa e de segurança também serão abordadas. “Ocupam um lugar chave nesta reunião interparlamentar”, afirma Ana Gomes porque “neste campo, as áreas de divergência entre a UE e os EUA são numerosas, em particular nas relações com a Arábia Saudita, na sequência do assassinato do jornalista Jamal Kashoggi, assim como quanto à retirada dos Estados Unidos do Plano de Ação Conjunto Global (acordo nuclear com o Irão)”.
Para além disso, “na lista de divergências, figuram a questão das alterações climáticas, com a retirada dos EUA do acordo de Paris, a decisão de transferir a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém ameaçando a solução dos dois Estados para o conflito entre Israel e a Palestina, e, ainda, as várias ameaças ao multilateralismo e à ordem mundial”, enumera a deputada.
O objetivo do encontro entre os deputados europeus e os congressistas americanos “é salvaguardar a cooperação em diversas áreas e fomentar a parceria parlamentar num contexto conturbado para a aliança transatlântica, em resultado de várias decisões por parte da administração Trump”.