PSPE
PSPE
02 Out
S&D candidata ativistas ambientais brasileiros ao Prémio Sakharov

S&D candidata ativistas ambientais brasileiros ao Prémio Sakharov

Num momento em que “enfrentamos uma situação de emergência climática e em que os ambientalistas e defensores dos direitos humanos são alvo das mais diversas ameaças, é da mais elementar justiça, e é também uma forma de contribuirmos para uma maior consciência global das ameaças ambientais que enfrentamos”.

 

Assim justifica Isabel Santos, coordenadora dos Socialistas e Democratas (S&D) para os Direitos do Homem, a candidatura de um coletivo de ativistas ambientais brasileiros.

 

Por lutarem pela natureza, por apoiarem grupos indígenas ou por falarem nos direitos das minorias, o Grupo Socialistas e Democratas decidiu nomear o Chefe Roani, Marielle Franco e Claudelice Silva dos Santos.

 

O Chefe Roani é uma destacada personalidade internacional que há mais de quatro décadas luta pela floresta amazónica. Claudelice Silva dos Santos tornou-se ativista após a morte do irmão e da cunhada por combaterem a desflorestação ilegal e a exploração de madeiras na Amazónia. Marielle Franco, conselheira municipal do Rio de Janeiro foi assassinada em 2018. Era uma importante ativista brasileira que denunciava a brutalidade policial e assassinatos extrajudiciais.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu