Carlos Zorrinho apela ao fim do conflito e diálogo democrático na Etiópia

Carlos Zorrinho apela ao diálogo democrático na Etiópia 26.11.2020

A instabilidade e os conflitos que se vivem na Etiópia têm de cessar e ser “mediado com urgência, através do diálogo democrático, evitando a morte de centenas de civis inocentes, deslocações massivas de populações, atropelo dos direitos humanos e da liberdade de imprensa e o surgimento de uma crise humanitária brutal”, afirmou Carlos Zorrinho durante o debate parlamentar que analisou a situação naquele país africano. “Há pouco mais de um ano saudámos com alegria a atribuição do prémio Nobel da Paz ao Primeiro-ministro etíope, Abye Ahmed, pelo seu trabalho a favor da promoção da paz e da cooperação e pelo seu papel na resolução do conflito transfronteiriço entre o seu país e a Eritreia”, recordou o deputado.  Hoje é com maior “constrangimento que vimos a transição democrática iniciada na Etiópia ser posta em causa pela escalada do conflito sangrento entre o Governo Federal da Etiópia e a administração regional de Tigray”.

 

 

Mini-acordo comercial com o Estados Unidos

Mini-acordo comercial com o Estados Unidos 26.11.2020

A proposta de eliminação dos direitos aduaneiros para certos produtos “não é o que parece” disse Pedro Silva Pereira ao intervir no debate parlamentar. “Esta proposta traduz um mini-acordo comercial com os Estados Unidos” precisou o deputado.

 

 

Escassez de medicamentos um flagelo que assola a Europa

Escassez de medicamentos um flagelo que assola a Europa 26.11.2020

Sara Cerdas defendeu, no Parlamento Europeu em Bruxelas, o combate à escassez de medicamentos, em especial o reforço do acesso equitativo nas regiões mais remotas da União Europeia, como as regiões ultraperiféricas, e um estatuto especial para as substâncias antimicrobianas. Durante o debate parlamentar sobre a estratégia farmacêutica para a Europa a deputada referiu-se à escassez de medicamentos como “um flagelo que assola a União Europeia”.

 

 

Conselho Europeu determinante para a UE

Conselho Europeu determinante para a UE 25.11.2020

O próximo Conselho Europeu “ficará na história, pelo sucesso, pelas meias-tintas ou pelo fracasso” disse Carlos Zorrinho durante a sessão plenária de Bruxelas. Esperançado e otimista, o deputado afirmou também que “o mundo precisa que seja pelo sucesso.” “Muito poucas vezes, na já longa história da parceria europeia, um Conselho Europeu foi tão determinante”, sublinhando que será a última reunião formal da presidência alemã e que constitui uma “ponte para o lançamento” da presidência portuguesa.

 

 

Conselho Europeu ausente de debate parlamentar

Conselho Europeu ausente de debate parlamentar 25.11.2020

Insulto inaceitável ao Parlamento Europeu e à democracia europeia. Assim qualificou Pedro Silva Pereira a ausência do Conselho Europeu no debate destinado a analisar a agenda da próxima reunião daquele órgão comunitário.