Chamada europeia: 3 soluções para o clima e o emprego

Chamada europeia: 3 soluções para o clima e o emprego 03.06.2020

Os deputados Margarida Marques, Pedro Silva Pereira, Sara Cerdas e Isabel Santos subscreveram uma carta aberta dirigida à Presidente da Comissão Europeia e aos Chefes de Estado e do Governo da União Europeia na qual defendem ser necessário trabalhar para o êxito do Pacto Ecológico Europeu. “A nossa sociedade está a enfrentar um choque incrível.

 

 

Contribuir para a segurança coletiva e bom funcionamento do sistema de saúde

Contribuir para a segurança coletiva e bom funcionamento do sistema de saúde 03.06.2020

Maria Manuel Leitão Marques, em entrevista ao Acção Socialista Digital, garante que instalará no seu telemóvel a aplicação informática que permitirá rastrear contactos de forma a ajudar no controlo da Covid-19. “Eu instalarei a nova app no meu telemóvel quando ficar disponível, com o mesmo risco e a mesma confiança com que uso tantas outras e o gosto de assim contribuir para a segurança coletiva e para o bom funcionamento do sistema de saúde”, afirma a deputada.

 

 

Algo que não pode ser tolerado

Algo que não pode ser tolerado 02.06.2020

Isabel Santos questionou a Comissão Europeia sobre o facto de o Governo grego proibir a entrada de turistas portugueses, a partir de 15 de junho, quando a Grécia inicia a abertura progressiva das fronteiras. “Tendo em conta o sucesso de Portugal no combate ao surto da Covid-19 e a actual situação epidemiológica no país, não se vislumbra o fundamento de tal decisão que confina, pelo menos, uma aparente discriminação, violando as guidelines fornecidas pela Comissão para o restabelecimento da livre circulação no espaço Shenghen”, lê-se na pergunta.

 

 

Programa para a saúde deve ser mais ambicioso

Programa para a saúde deve ser mais ambicioso 02.06.2020

Sara Cerdas pediu esclarecimentos ao programa da Comissão EU4Health, anunciado pela Comissária Europeia Stella Kyriakides, durante a reunião da Comissão de Saúde, Segurança Alimentar e Ambiente (ENVI) no Parlamento Europeu. A deputada é uma das vozes dissonantes às medidas que compõem o programa.

 

 

Agricultura exige relevância e meios reforçados

Agricultura exige relevância e meios reforçados 01.06.2020

O Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia deve ter “uma voz forte, que apoie o sector na função que cumpre de fornecimento de alimentos acessíveis e seguros aos nossos cidadãos, apoiando os agricultores na direção de sistemas de produção mais sustentáveis”, afirma Isabel Estrada Carvalhais. Durante a reunião com o Diretor Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, a deputada alertou para “os momentos desafiantes” e o “impacto adverso” da pandemia na agricultura e no sistema agroalimentar da Europa.