Pedro Marques defende União Bancária com garantia de depósitos e partilha de riscos

Pedro Marques defende União Bancária com garantia de depósitos e partilha de riscos 24.01.2020

Na proposta de relatório sobre a União Bancária, apresentada na Comissão de Assuntos Económicos, Pedro Marques defende que se passe a contemplar uma verdadeira lógica de partilha de risco dos bancos e uma garantia de depósitos europeia, para melhor defender os cidadãos. O deputado propõe uma mudança de paradigma na questão dos riscos na banca, com a passagem da lógica de redução de riscos para a partilha de riscos, a introdução de um fundo de garantia de depósitos a nível europeu e uma reflexão sobre a dimensão das instituições bancárias.

 

 

Europa deve estar preparada para novo surto de pneumonia alerta Sara Cerdas

Europa deve estar preparada para novo surto de pneumonia alerta Sara Cerdas 24.01.2020

Sara Cerdas questionou a Comissão Europeia sobre as medidas que pretende implementar para a rápida deteção e atuação na prevenção, propagação e controlo do coronavírus nos diferentes Estados-Membros.   A presidente do grupo de trabalho em Saúde do Parlamento Europeu alerta que “apesar do vírus ter sido inicialmente identificado na China, o risco de disseminação poderá ser elevado” e “é por isso necessário que a Comissão Europeia aposte na prevenção e garanta que não existe a propagação do vírus através da importação de mercadorias, exigindo um controlo eficiente das diferentes matérias importadas.”   Sara Cerdas sugere uma vigilância apertada nas ligações aéreas entre a China e o território europeu dado ser “um risco aumentado de disseminação do vírus.

 

 

Síria: Necessidades humanitárias justificam nova conferência de doadores

Síria: Necessidades humanitárias justificam nova conferência de doadores 24.01.2020

Isabel Santos, presidente da delegação para as relações com os países do Maxereque questionou a Comissão Europeia para saber se existe “uma data para a realização da próxima conferência de doadores” da Síria.   A conferência de doadores realizada no ano passado em Bruxelas que reuniu 57 países e mais de 20 organizações internacionais e agências das Nações Unidas, conseguiu mobilizar ajuda aos milhões de sírios no país e na vizinhança, através de compromissos que perfizeram um total de 6,2 mil milhões de euros para 2019 e promessas plurianuais de quase 2,1 mil milhões de euros.

 

 

Sara Cerdas em missão de observação eleitoral no Perú

Sara Cerdas em missão de observação eleitoral no Perú 24.01.2020

A deputada integra a equipa de observadores do Parlamento Europeu que verificará as condições em que se realizarão as eleições naquele país da América Latina.   Nas eleições, que terão lugar no dia 26, participam mais de 20 candidatos representados por diferentes partidos e movimentos independentes.

 

 

Isabel Estrada Carvalhais apoia política de coesão com recursos para todas as regiões

Isabel Estrada Carvalhais apoia política de coesão com recursos para todas as regiões 24.01.2020

A proposta da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM), apresentada na Comissão de Desenvolvimento Regional teve o apoio de Isabel Estrada Carvalhais por pretender “uma política de coesão com bons recursos para todas as regiões, com um papel reforçado e legitimado, e a redução dos encargos administrativos e simplificação da política.”   A deputada questionou o Vice-presidente, EnricoRossi e a Secretária-Geral da CRPM Eleni Marianou, sobre “de que forma a conferência pode ajudar a reforçar a posição do Parlamento Europeu contra as possíveis restrições orçamentais na política de coesão, propostas pela Comissão Europeia e pelo Conselho, previstas para o novo Quadro Financeiro Plurianual (QFP)”.