Audição do Diretor Geral da OMS no Parlamento Europeu

Audição do Diretor Geral da OMS no Parlamento Europeu

25.06.2020

Sara Cerdas questionou o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, sobre as medidas de contenção no caso de uma possível segunda vaga do surto COVID-19 na Europa, durante uma audição na Comissão de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Ambiente (ENVI) do Parlamento Europeu.

Dado o contínuo aumento de novos casos a nível global e a situação de planalto em que se encontra a União Europeia, assim como a possibilidade de uma nova onda de infeções, a deputada quis saber “como é que a OMS está a preparar-se para uma possível segunda vaga e como poderemos preparar-nos para mitigar as consequências desse evento”, e ainda “como podemos incentivar os cidadãos a continuar com as medidas de proteção contra o COVID-19”.

Sara Cerdas questionou também o diretor-geral da OMS sobre os maiores constrangimentos que a instituição encontrou na luta contra o COVID-19, quais as lições retiradas, deixando o alerta que devemos continuar uma apertada vigilância epidemiológica e reforçar as ações para proteger a saúde, de forma a reduzir os novos casos e garantir a capacidade dos sistemas de saúde.

A deputada destacou ainda a importância do trabalho de cooperação entre as diferentes instituições e congratulou Tedros Adhanom  por “incentivar o vínculo interinstitucional”, por trazer mais e melhor evidência à elaboração de políticas de saúde e por manter aberto o diálogo entre a OMS e o Parlamento Europeu.

A presença do diretor-geral da OMS no Parlamento Europeu surgiu após um convite endereçado pela deputada, numa reunião que ocorreu no início deste mês.