Carlos Zorrinho questiona Comissão Europeia sobre autenticação única

Carlos Zorrinho questiona Comissão Europeia sobre autenticação única

29.06.2020

O deputado quer saber “como e quando” a Comissão Europeia pretende desenvolver e operacionalizar o sistema de autenticação única que “é parte integrante do acordo de aprovação da iniciativa” WIFI4EU, lê-se no documento enviado.

Carlos Zorrinho pretende, também, obter esclarecimentos da Comissão Europeia sobre o aproveitamento da autenticação única para criar a base de um portal europeu de serviços de interesse público para os cidadãos. "Pensa a Comissão aproveitar esse sistema para criar a base de um portal europeu de serviços de interesse público para os cidadãos", questiona.

Explica o deputado, que foi relator principal do Parlamento Europeu para a iniciativa, que o WIFI4EU foi dotado com um financiamento de 120 milhões de euros, com o objetivo “proporcionar aos cidadãos europeus um acesso gratuito a experiências de conectividade de alta qualidade, através de um sistema de atribuição de vouchers para entidades com uma missão pública”. Também está previsto “o desenvolvimento de um sistema de autenticação único dos cidadãos que permita o acesso flexível aos pontos de conexão e servir de base ao desenvolvimento de um portal europeu de serviços”, acrescenta.