Conselho Europeu ausente de debate parlamentar

Conselho Europeu ausente de debate parlamentar

25.11.2020

Insulto inaceitável ao Parlamento Europeu e à democracia europeia. Assim qualificou Pedro Silva Pereira a ausência do Conselho Europeu no debate destinado a analisar a agenda da próxima reunião daquele órgão comunitário.  

“Eu compreendo bem o embaraço do Conselho porque a verdade é que o Conselho com o veto da Hungria e da Polónia, não está a conseguir viabilizar o pacote financeiro de resposta à crise de forma coerente com o acordo que já negociou com este Parlamento sobre o Estado de Direito”, observou o deputado.

Silva Pereira considerou que o Conselho tem de resolver o problema "e é importante que o faça honrando a sua palavra porque as soluções intergovernamentais de que alguns falam, correm o risco de não resolver problema nenhum e criar novos problemas, incluindo o afastamento deste Parlamento.”

O deputado recorreu ao ditado popular, “não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje” para deixar um alerta: “não devemos deixar para a presidência portuguesa, o que podemos resolver na presidência alemã”.