Desta vez há uma resposta europeia à crise

Desta vez há uma resposta europeia à crise

23.07.2020

Margarida Marques felicitou a Comissão Europeia “por ter sido criativa e construído uma proposta europeia ambiciosa e equilibrada”, de Quadro Financeiro Plurianual (QFP) e de Plano de Recuperação.

Desta vez há uma resposta europeia à crise. Os cidadãos, as famílias, as empresas, as organizações da sociedade civil, os Estados podem contar com a resposta europeia. Era isso que esperávamos!”, sublinhou ao intervir na sessão plenária extraordinária de Bruxelas destinada a analisar as conclusões do Conselho Europeu que decorreu entre os dias 17 e 20 julho.

“Os Estados-membros estão seguramente satisfeitos com os envelopes financeiros de que dispõem”, mas Margarida Marques partilha uma preocupação com a Comissão Europeia: “como relançar programas estratégicos para o futuro e que aumentam a nossa resiliência como o Erasmus, o Honrizonte Europa, o Digital Europa, o EU4Heath, o Creative Europe ou o Rights and Values?"

A relatora dos Socialistas e Democratas para o QFP 2021-2027 e vice-presidente da Comissão de Orçamentos alertou ainda que o Parlamento Europeu “não deixará de usar todos os mecanismos que tem à sua disposição” para obter um orçamento da União Europeia “mais robusto”.