Tempo de agir na concretização das expectativas do povo albanês

Tempo de agir na concretização das expectativas do povo albanês

25.03.2021

É tempo de “agir colocando os interesses colectivos dos europeus, acima dos interesses individuais ou momentâneos de alguns países ou fações políticas”, apontou Isabel Santos, relatora do Parlamento Europeu para o processo de adesão da Albânia à União Europeia.

“Agora é tempo de agir na concretização das expectativas do povo albanês, legitimadas pelo caminho feito”, descreveu a deputada que sublinhou a opção europeia dos albaneses. Segundos os estudos de opinião “97%” da população defende a adesão à União Europria. “Não os podemos defraudar”, alertou.

Os deputados europeus constataram “muitos progressos em campos tão diversos como os da Justiça, do Estado de Direito, do respeito pelos direitos fundamentais, da lei eleitoral, da administração pública, da política económica, da educação e emprego, da conectividade e da luta contra a corrupção e a criminalidade organizada”, explicou Isabel Santos.

Ao intervir na sessão plenária de Bruxelas, a deputada demonstrou compreensão com aqueles que dizem ser necessário aprofundar várias reformas e avançar com outras porque “é sempre possível e necessário fazer mais e melhor”.

“O mérito no cumprimento das diferentes etapas tem que ter claras consequências nos progressos rumo à adesão”, apontou Isabel Santos. “Esse é um caminho que faremos juntos” porque “juntos iremos mais longe!”