Workshops debatem Orçamento Plurianual da União Europeia

Workshops debatem Orçamento Plurianual da União Europeia

20.02.2020

Margarida Marques promoveu, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, o primeiro de cinco workshops sobre o Quado Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia 2021-2027.  Dedicado à temática social, o workshop "For a Stronger Social Europe" reuniu cerca de 60 pessoas e teve como oradores Laszlo Andór, ex-Comissário Europeu, Brando Benifei, Deputado Europeu, Ana Carla Pereira, do gabinete do Comissário Europeu para o Trabalho e Direitos Sociais e Francesco Corti, investigador na Universidade de Milão.  

“A dimensão social é transversal a todo o orçamento da União Europeia” afirmou Margarida Marques na abertura do workshop, sublinhando que “uma Europa que investe na educação, nas competências e formação, na saúde, na erradicação da pobreza e numa maior inclusão social é uma Europa mais coesa, competitiva e resiliente”.

A deputada, vice-Presidente da Comissão de Orçamentos e relatora para o QFP (2021-2027), alertou para o facto do sucesso do Pilar Social “não depender só do empenho da União Europeia em termos de financiamento, devendo envolver igualmente os Estados- Membros”.

“São prioridades do Parlamento Europeu um Fundo Social Europeu mais reorientado para a implementação do Pilar Social, um Erasmus + que promova a cooperação entre universidades, e um investEU que inclua uma vertente social” garantiu Margarida Marques, defendendo que estas linhas prioritárias “têm de estar refletidas na proposta de Orçamento União Europeia para os próximos sete anos que está a ser discutida”.

Depois do primeiro workshop ter debatido a Europa Social, as outras quatro iniciativas, que irão decorrer em Berlim, Estocolmo, Lisboa e Bruxelas, terão como temas da “Greener Europe”, “Financing Europe”  e “A more modern Europe”.