09 de abril de 2021
 

Esta semana foi dedicada à preparação de compromissos para o relatório de iniciativa para o qual fui proponente e sou o relator: "Futuros pescadores". Este relatório identifica os principais constrangimentos que levam ao reduzido interesse dos jovens pela atividade da pesca, e propõe algumas soluções que visam contribuir para garantir que há a necessária renovação geracional do setor. O meu objetivo é garantir a continuidade desta atividade tão importante para as comunidades costeiras e para a alimentação dos europeus.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

A Presidente da Comissão Europeia e o Presidente do Conselho Europeu deslocaram-se à Turquia na tentativa de reverter algumas graves decisões tomadas pelo Presidente Erdogan, como o seu recente anúncio de retirada da Convenção de Istambul. Ver duas cadeiras na reunião com o presidente turco, numa clara exclusão de von der Leyen, diz muito sobre a verdadeira leitura que Erdogan faz da Mulher na sociedade. Mas o facto de Charles Michel aceitar sentar-se, também revela o muito que ainda há a fazer pela transformação profunda de mentalidades. Os gestos falam o que palavras bonitas muitas vezes calam.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Vergonhoso. Podia ter sido apenas uma falha de protocolo. Não foi. Podia ter sido falha de um funcionário. Não foi. Não ter sentado, na posição a que tinha direito, a Presidente da União Europeia no encontro com o Presidente da Turquia, foi uma tomada de posição, absolutamente gratuita e triplamente desrespeitosa. Ofendeu Ursula von der Leyen, ofendeu a União Europeia e ofendeu todas as mulheres. "Vergonhoso". Foi assim que a nossa líder parlamentar, Iratxe García, classificou o que aconteceu. Esteve muito bem.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Vamos Recuperar o Património Esquecido?

Todos conhecemos edifícios públicos ao abandono no meio de cidades, aldeias e até florestas. Portugal não trata bem o seu património, mas já tratou pior. Uma nova cultura tem ganho terreno. Um exemplo disto é o Programa REVIVE, que nos últimos anos permitiu recuperar vários edifícios públicos que se degradavam e estavam sem utilização.

São precisos mais incentivos para a recuperação, incluindo fundos europeus, que premeiem quem a faz e penalizem quem abandona. Com a iniciativa Vamos Recuperar o Património Esquecido? queremos identificar as barreiras que dificultam essa recuperação, ajudar a remove-las e destacar boas práticas. Pretendemos que a cultura de recuperação seja partilhada por cada vez mais cidadãos, associações, autarquias e outros decisores públicos. Convido-vos a partilharem connosco as vossas ideias para uma nova cultura de gestão do património imobiliário público em Portugal.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

"Já se rasgou o Marão com um túnel e é preciso rasgar o Marão que ainda está nas cabeças de muitos de nós."

António Costa, Primeiro-Ministro

 

Foi com esta frase que o Primeiro-Ministro António Costa anunciou a aliança entre a UTAD e a Continental para, com financiamento do Programa Compete, desenvolver em Vila Real um projeto para a "fábrica do futuro", inovando na automação da produção de antenas para automóveis. Um sinal da excelência do nosso ensino superior e da engenharia portuguesa, mas também do potencial da transição digital para o desenvolvimento do interior.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

O incidente já é conhecido como o sofagate e é inaceitável; o protocolo turco, o Presidente turco, não respeitou a Presidente da Comissão Europeia no encontro dos três presidentes, Ursula von der Leyen, Charles Michel e Recep Tayyip Erdoğan, esta semana em Ancara. Por ser uma mulher?! Como referiu Von Der Leyen, esperamos que o novo impulso nas relações entre a UE e a Turquia, anunciado no final da reunião, ocorra sem este e outros incidentes e no respeito do Estado de Direito e dos valores democráticos, que a própria Turquia põe em causa, designadamente, quando decide sair da Convenção de Istambul. Sim, de Istambul. Sem isto, não haverá claramente abertura por parte da UE.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Thierry Breton, comissário europeu do Mercado Interno, esteve em Lisboa para reunir com o primeiro-ministro António Costa e com o ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira. Na ocasião, afirmou que em meados de julho os Estados-Membros terão ao seu dispor doses suficientes de vacinas para atingir a imunidade coletiva, ou seja, cerca de 70% da população adulta (desde que, é claro, as doses sejam injetadas). Boas notícias!

Sara Cerdas

Twitter Facebook

Almoço de Domingo, José Luis Peixoto, Quetzal

Romance biográfico baseado na vida do Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro que completou o seu nonagésimo aniversário no dia 28 de março. Empresário e militante socialista, Rui Nabeiro construiu a partir de Campo Maior na raia alentejana, com responsabilidade social, visão e empatia, um grupo económico de dimensão global. Este romance descreve com grande sensibilidade e qualidade literária a personalidade e o percurso do alentejano impar que foi e é.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui