Sessão evocativa de Aristides de Sousa Mendes em Bruxelas

Sessão evocativa de Aristides de Sousa Mendes em Bruxelas 22.10.2021

A Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu está a organizar uma sessão evocativa de Aristides de Sousa Mendes que terá lugar em Bruxelas, nas Galerias da Rainha - Cinema Galerias, no próximo dia 26 de outubro, pelas 18h. Estarão presentes familiares do antigo Cônsul português em Bordéus, assim como Hilda De Vleeschauwer, cidadã belga que com a sua família fugiu da ocupação nazi para Portugal, depois do seu pai receber um visto de Aristides Sousa Mendes.

 

 

O Digital na Europa da Educação, com João Costa

O Digital na Europa da Educação, com João Costa 22.10.2021

Esta semana no podcast #EsefalássemosdaEuropa? a deputada Margarida Marques fala sobre a forma como a pandemia obrigou a educação a saltar para o digital. Uma conversa com João Costa, Secretário de Estado da Educação, sobre o que esta nova realidade trouxe e o que ficará para o Espaço Europeu de Educação.

 

 

Carta dos Direitos Fundamentais tem de consagrar direito a ambiente saudável

Carta dos Direitos Fundamentais tem de consagrar direito a ambiente saudável 20.10.2021

Sara Cerdas defendeu que o direito a um ambiente saudável deve ser consagrado na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. No debate parlamentar em Estrasburgo, a deputada sustentou que a UE deve fazer mais neste âmbito “de forma transversal”, com vista a reconhecer “a ligação do ambiente à saúde humana e animal”, de acordo com a perspetiva de “Uma Só Saúde”.

 

 

Desafios do orçamento da União Europeia para 2022

Desafios do orçamento da União Europeia para 2022 19.10.2021

Cumprir os compromissos assumidos no orçamento plurianual e contribuir para a recuperação económica depois da pandemia são objetivos “fundamentais” para o próximo ano. A opinião foi defendida por Margarida Marques durante a sessão plenária de Estrasburgo.

 

 

Novo regulamento para a redução de emissões de CO2 dos automóveis

Novo regulamento para a redução de emissões de CO2 dos automóveis 19.10.2021

Sara Cerdas foi nomeada relatora do regulamento europeu que visa rever as normas de desempenho em matéria de emissões de dióxido de carbono dos automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros novos. O regulamento tem como objetivo tornar o transporte rodoviário mais limpo e cumprir a meta de redução das emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia (UE) em, pelo menos, 55%, até 2030.