O Parlamento Europeu e os parlamentos nacionais, com Edite Estrela

O Parlamento Europeu e os parlamentos nacionais, com Edite Estrela 27.01.2023

Esta semana no podcast #EsefalássemosdaEuropa? a deputada Margarida Marques convida Edite Estrela. Uma conversa sobre o papel dos parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu na promoção da democracia.

 

 

Madeira entre as regiões da Europa mais afetadas pela migração dos jovens

Madeira entre as regiões da Europa mais afetadas pela migração dos jovens 27.01.2023

Sara Cerdas esteve reunida com a direção da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, em São Martinho, no âmbito da 10.ª Edição do Roteiro Geração Madeira, sob o tema “2023 - Ano Europeu das Competências”.

 

 

Polinizadores são vitais para o futuro da produção agrícola e da segurança alimentar

Polinizadores são vitais para o futuro da produção agrícola e da segurança alimentar 25.01.2023

“Salvar as abelhas e os agricultores! Rumo a uma agricultura amiga das abelhas para um ambiente saudável” é uma Iniciativa de Cidadania Europeia que recolheu mais de 1 milhão de assinaturas e que levou o Parlamento Europeu a realizar uma audição pública, numa iniciativa conjunta da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, a que se associou a Comissão para as Petições.    Os signatários apelam à Comissão Europeia que proponha medidas jurídicas tendo em vista suprimir progressivamente os pesticidas sintéticos, restaurar a biodiversidade e apoiar os agricultores na transição.

 

 

Sara Cerdas pressiona Comissão Europeia para a compra conjunta de medicamentos essenciais

Sara Cerdas pressiona Comissão Europeia para a compra conjunta de medicamentos essenciais 24.01.2023

“Precisamos de respostas para a escassez de medicamentos e a União Europeia tem capacidade para o fazer. A UE deve apostar na compra conjunta dos medicamentos essenciais, tal como aconteceu com as vacinas contra a COVID-19, pois o acesso a medicamentos não pode flutuar em consequência de guerras, pandemias, inflação ou outras disrupções”, alerta Sara Cerdas.

 

 

Mais segurança e conforto para pescadores de pequena escala

Mais segurança e conforto para pescadores de pequena escala 23.01.2023

A dimensão das embarcações costeiras de pequena escala “deixa-as particularmente vulneráveis, sobretudo quando a faina decorre sob condições meteorológicas adversas”, sendo “fundamental haver um desenvolvimento coordenado de políticas e de medidas que visem mitigar os riscos da atividade pesqueira de pequena escala, aumentar a segurança e o conforto dos pescadores a bordo”, afirma Isabel Carvalhais.   No entender da Coordenadora dos Socialistas e Democratas (S&D) na Comissão das Pescas deverão também “desenvolver-se soluções tecnológicas que permitam a adaptação das pequenas embarcações às exigências da diminuição da pegada carbónica.”   “Devido à sua dimensão e às regras da arqueação bruta, as embarcações de pequena escala dificilmente podem proporcionar espaços de segurança e conforto a bordo, e isso traduz-se em mais riscos óbvios para os seus pescadores”, explica a deputada.