A Europa dos Direitos Sociais, com Helena André

A Europa dos Direitos Sociais, com Helena André 26.11.2021

Esta semana no podcast #EsefalássemosdaEuropa? a deputada Margarida Marques fala com Helena André sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, o impacto da pandemia no emprego, mas também da necessidade dos sindicatos se abrirem aos novos desafios do mercado de trabalho. Pode ver e ouvir aqui

 

 

Reduzir desigualdades no acesso mundial à vacina

Reduzir desigualdades no acesso mundial à vacina 25.11.2021

Sara Cerdas defendeu, na sessão plenária do Parlamento Europeu, um papel mais ativo e célere da União Europeia na vacinação mundial, através da redução das desigualdades no acesso à vacina, para combater a pandemia de COVID-19 e o surgimento de novas variantes. Embora Portugal apresente a melhor taxa de vacinação em toda a União Europeia - 92% da população adulta completamente vacinada - derivado ao “processo conjunto de aquisição, associado ao esforço das autoridades nacionais e à colaboração da nossa população”, Sara Cerdas aponta que “enquanto vacinamos os mais vulneráveis com uma terceira dose, há muitos países que continuam à espera de uma primeira” e que “não podemos aceitar esta desigualdade”.

 

 

Vacinar o mundo “é o maior desafio com que nos confrontamos”

Vacinar o mundo “é o maior desafio com que nos confrontamos” 24.11.2021

Vacinar o mundo “é o melhor caminho para reduzir o impacto sanitário, económico e social da pandemia”, afirmou Carlos Zorrinho ao intervir no debate parlamentar de Estrasburgo. Num “caminho com constrangimentos”, como referiu, o deputado não deixou de evidenciar que “muitos países não acedem às vacinas porque não têm recursos para as comprar”, e que em África “apenas menos de 10% da população se encontra vacinada”.

 

 

Nova PAC aprovada pelo Parlamento Europeu

Nova PAC aprovada pelo Parlamento Europeu 24.11.2021

O Parlamento Europeu aprovou a reforma da política agrícola comum (PAC). Uma nova PAC mais ecológica, mais justa e mais flexível que reforça as medidas ambientais, em linha com o Pacto Ecológico Europeu, e inclui pela primeira vez uma dimensão social, prevendo sanções aos agricultores e a outros beneficiários que recebam pagamentos diretos caso estes não assegurem condições de trabalho adequadas.

 

 

Abrir caminho para resolução do problema da vacinação mundial

Abrir caminho para resolução do problema da vacinação mundial 23.11.2021

A Conferência Ministerial da Organização Mundial Comércio que decorrerá na próxima semana na Suiça “não pode ser uma oportunidade perdida”, disse Margarida Marques durante a sessão plenária de Estrasburgo. A deputada espera que “a União Europeia participe ativamente nas negociações sobre uma derrogação temporária do acordo sobre Direitos de Propriedade Intelectual para abrirmos caminho para a resolução do problema da vacinação mundial.” Durante o debate parlamentar sobre o tema, Margarida Marques sustentou que a política comercial “tem sido essencial” durante a pandemia, mas “a aplicação de exceções e flexibilidades pode ser melhorada agora e tendo em vista futuras pandemias”.