Representantes dos 200 jovens portugueses que esta semana estiveram em Bruxelas na iniciativa "9 for Youth/ Ano Europeu da Juventude" e os deputados socialistas portugueses foram recebidos pela Presidente do Parlamento Europeu. Durante a audiência os jovens portugueses e os deputados apresentaram e entregaram a Roberta Metsola as suas prioridades para uma política europeia de juventude. O documento foi elaborado durante a sessão de trabalho da iniciativa "9 for Youth". Um laboratório de ideias que permitiu estabelecer prioridades e contributos que serão utilizados no delinear de iniciativas políticas de e para os jovens.
As 9 propostas definidas:
- Programa Europeu de apoio à habitação jovem, tendo por objetivo incentivar a emancipação jovem através de um programa de apoio à habitação que subsidia a compra ou arrendamento da primeira casa a jovens, até aos 30 anos, cujo rendimento esteja abaixo de um determinado valor
- Investir na independência energética a longo prazo da União Europeia, através de energias renováveis e limpas
- Proibição de estágios não remunerados ou remunerados abaixo do salário mínimo do país onde o mesmo decorre
- Promover a reconversão profissional de quem perde o emprego devido à transição digital
- Acesso a transporte público gratuito, para todas as pessoas, no espaço europeu
- Limpeza dos oceanos, proteção da biodiversidade e maior adaptação para lidar com os impactos das alterações climáticas, como secas e cheias
- Ratificação por parte da União Europeia da Convenção do Conselho da Europa para a prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica (Convenção de Istambul)
- Mais ação e estratégia europeia sobre a saúde mental
- Criação de um "voucher cultural" para os jovens de todos os Estados-Membros (acesso a museus, música, cinema, teatro, literatura)
"9 for Youth/ Ano Europeu da Juventude" foi uma iniciativa organizada pela Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu.
Voltar a Comunicados de Imprensa