Acordo pós-Cotonu é uma prioridade urgente

03.03.2023

O eurodeputado Carlos Zorrinho copresidiu com a deputada moçambicana Ana Rita Sithole à reunião plenária das comissões permanentes e à reunião da mesa da Assembleia Parlamentar Paritária ACP/UE, que tiveram lugar em Bruxelas esta semana, com vista a preparar a 43.ª sessão plenária da Assembleia Parlamentar Paritária prevista para o final de junho do corrente ano.

Carlos Zorrinho e Ana Rita Sithole, copresidentes da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE afirmam:

"O Acordo de Cotonu foi prorrogado várias vezes. A última prorrogação expirará no final de junho de 2023, levando a um vazio jurídico, o qual significa que as reuniões da APP deixam de ter base legal para continuar a ocorrer. O tempo urge. Com a recusa de um Estado membro da UE em assinar o novo Acordo, pedimos ao Conselho da UE e à Presidência Sueca do Conselho da União Europeia que não poupem esforços para que se proceda rapidamente à assinatura do novo acordo".

Ambos sublinharam a urgência de substituir o atual acordo, com mais de 20 anos, por um novo e moderno acordo de parceria entre iguais, que possa funcionar como uma plataforma multilateral de diálogo político e de cooperação económica e social.

Link para a declaração conjunta:

https://www.europarl.europa.eu/news/en/press-room/20230303IPR76901/statement-post-cotonou-agreement-is-an-urgent-priority

Gabinete do deputado Carlos Zorrinho

Voltar a Comunicados de Imprensa