Deputados querem maior coordenação entre políticas monetária e orçamental
16.02.2023
O Parlamento Europeu aprovou hoje por larga maioria o relatório de atividades do Banco Central Europeu (BCE) 2022 que tem a deputada Margarida Marques como relatora pelo Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D).
No relatório, os deputados alertam para uma maior coordenação entre as politicas orçamental e monetária e para os riscos que o combate à inflação possam ter no crescimento e emprego. A necessidade de uma avaliação do impacto e da eficácia das recentes subidas das taxas de juro e a tomada de medidas sobre os lucros excessivos da banca são outras propostas apontadas pelos deputados.
Margarida Marques afirma:
"O número de famílias que viu reduzido os seus rendimentos e que já não consegue pagar os seus créditos à habitação é preocupante. À semelhança da resposta europeia durante a crise Covid, precisamos de uma maior coordenação entre as políticas monetárias (do BCE) e as políticas orçamentais.
Com respostas coordenadas e previsíveis no combate à inflação, apoiando o crescimento, emprego e os investimentos estratégicos."
Outras informações:
No relatório, os deputados defendem ainda a necessidade de concluir a União Bancária - incluindo um Seguro Europeu de Depósitos -, de reforçar os apoios aos investimentos verdes e de avançar na introdução do euro digital. Alertam ainda para a importância do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e das PME e para a promoção da igualdade de género no BCE.
Gabinete da deputada Margarida Marques