Maria Manuel Leitão Marques lidera missão de observação da União Europeia das eleições em São Tomé e Príncipe
13.08.2022
Maria Manuel Leitão Marques foi nomeada Chefe da Missão de Observação da União Europeia (MOE UE) para o ato eleitoral que decorrerá em São Tomé e Príncipe pelo Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrelll.
As eleições legislativas, regionais e locais em São Tomé e Príncipe terão lugar a 25 de setembro.
Maria Manuel Leitão Marques, Chefe da Missão de Observação Eleitoral em São Tomé e Príncipe afirma:
"Estou muito satisfeita por me ter sido confiada pelo Alto Representante/Vice-Presidente Josep Borrell a responsabilidade de liderar a missão de observação eleitoral. As próximas eleições constituirão uma oportunidade para a liderança do país se concentrar na transparência, inclusão e responsabilidade. Espero, em breve, reunir e articular-me com as autoridades santomenses, partidos políticos, candidatos e outras partes interessadas".
Contexto:
Em resposta a um convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades da República Democrática de São Tomé e Príncipe, a União Europeia (UE) decidiu enviar uma Missão de Observação Eleitoral da UE (MOE) às eleições legislativas, regionais e locais.
A UE enviou anteriormente uma Missão de Peritos Eleitorais para as eleições legislativas de 2018. A Missão de Observação Eleitoral da UE em São Tomé e Príncipe é composta por diferentes grupos de observadores. A Equipa Central da MOE UE é composta por 8 peritos eleitorais e chegará a São Tomé e Príncipe no final de Agosto. No início de Setembro, 10 Observadores de Longo Prazo irão juntar-se à missão a ser enviada para todo o país. Além disso, 18 Observadores de Curto Prazo irão reforçar a missão em torno do dia das eleições. A MOE UE permanecerá no país até à conclusão do processo eleitoral.
De acordo com a metodologia da UE sobre observação eleitoral, a missão emitirá uma declaração preliminar e realizará uma conferência de imprensa, na capital, após as eleições. Uma vez concluído todo o processo eleitoral, a missão publicará um relatório final, incluindo um conjunto de recomendações para futuros processos eleitorais, que será apresentado e partilhado com as partes interessadas.
Gabinete da deputada Maria Manuel Leitão Marques