Parlamento Europeu expressa solidariedade com o Presidente do Brasil
19.01.2023
O Parlamento Europeu expressa solidariedade com o presidente eleito democraticamente Lula da Silva, o seu governo e as instituições brasileiras e condena veementemente as ações criminosas perpetradas por partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro, exortando-os a aceitar o resultado democrático das eleições.
A resolução, negociada pela deputada Maria Manuel Leitão Marques, apela a que se desenvolvam os esforços necessários para garantir uma rápida e imparcial investigação para identificar e processar os envolvidos, os instigadores, bem como as instituições estatais que não agiram para prevenir os ataques de 8 de janeiro.
Os eventos em Brasília, a invasão do Capitólio dos EUA em janeiro de 2021 e as prisões em dezembro de 2022 na Alemanha de 25 indivíduos que pretendiam restabelecer o Reich alemão estão ligados ao crescente racismo e extremismo, alertam os eurodeputados. Destacam ainda, a importância de regulamentar as redes sociais de forma a evitar a desinformação e o discurso de ódio.
Ao intervir no debate parlamentar, Maria Manuel Leitão Marques afirmou:
"Quando vi serem vandalizados o quadro das mulatas de Di Cavalcanti ou a bandeira do Brasil de Jorge Eduardo senti que este ataque não foi só às instituições democráticas. Foi uma inaceitável violação da cultura e memória do Brasil que me deixou profundamente chocada.
O não reconhecimento dos resultados de eleições democráticas, a criação e disseminação de informação falsa através das redes sociais, que potenciam posições extremistas, e o uso destas plataformas para organizar e incentivar este tipo de eventos, tornam-se num contagioso vírus antidemocrático, que urge repudiar. E a Europa não está imune a ele.
Esta situação é mais uma que nos mostra a importância de uma colaboração alargada a nível global em torno da regulamentação necessária para garantir um modelo democrático digital."
Outras informações:
A resolução do Parlamento Europeu foi aprovada por 319 votos a favor, 74 abstenções e 46 votos contra.
Link para a resolução: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/TA-9-2023-01-19-TOC_EN.html
Gabinete da deputada Maria Manuel Leitão Marques