Ligar a Península Ibérica ao mercado europeu da energia

Ligar a Península Ibérica ao mercado europeu da energia

05.05.2022

Carlos Zorrinho questionou a Comissária Kadri Simson sobre as propostas que agilizem “a concretização daquilo que nunca deveria ter sido bloqueado”. O deputado referia-se às interconexões energéticas entre a Península Ibérica e o resto da Europa.

“A forma como a ilha energética da Península Ibérica, reconhecida como tal pela Comissão Europeia, for religada ao mercado europeu da energia será uma pedra de toque da credibilidade global da resposta estrutural europeia”, afirmou Carlos Zorrinho.

Ao intervir no debate parlamentar relativo à autonomia energética da Europa, Carlos Zorrinho salientou a urgência de se investir nas energias renováveis, nas interligações, nas tecnologias de armazenagem e na promoção e distribuição da eficiência como forma de reduzir a dependência energética da União em relação a terceiros.

“Não fomos suficientemente rápidos e comprometidos a pôr em prática este rumo; os egoísmos nacionais e as pressões instaladas atrasaram o ímpeto reformador e tornaram-nos mais vulneráveis”, razão pela qual entende que “estamos agora perante uma emergência” em que “as respostas conjunturais têm que ser imediatas e corajosas” e devem “ser começadas a concretizar já”.