07 de maio de 2021
 

No domingo, dia 9 de maio, dia da Europa, a sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, vai receber a sessão de abertura da tão esperada Conferência para o Futuro da Europa, em boa hora desbloqueada pelo Primeiro-Ministro António Costa. O evento fechará com “chave de ouro” uma grande semana para a Presidência Portuguesa da UE, pontuada também pela Cimeira Social do Porto e pela Cimeira Virtual com a Índia. Iniciada a Conferência, têm a palavra os cidadãos para que a Europa seja o que eles quiserem.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

A Comissão Europeia propôs a criação de um instrumento de emergência do mercado único para assegurar a livre circulação de pessoas, bens e serviços na União Europeia (UE) em crises futuras. A medida faz parte da atualização da estratégia industrial da UE que estará agora direcionada para três áreas: o reforço da resiliência do mercado único, uma melhor gestão das dependências estratégicas e uma maior rapidez das transições ecológica e digital. Como referiu o Comissário Thierry Breton, a verdadeira revolução industrial começa agora.

Margarida Marques

Twitter Facebook

O Grupo S&D trouxe até ao Porto um importante debate no âmbito da Cimeira Social. Ao vivo e em transmissão para as redes sociais, discutimos o Pilar dos Direitos Sociais e o esperado progresso que visamos alcançar em benefício de todas as pessoas. A Cimeira Social no Porto é a oportunidade única para os líderes tomarem uma posição e assumirem ações concretas em prol dos trabalhadores, das famílias e dos mais vulneráveis. 9 em cada 10 europeus querem uma Europa mais social. Vamos a isso!

Sara Cerdas

Twitter Facebook

Concertação e Ação por um futuro melhor

Num tempo marcado pela fragmentação social e política e pela multiplicação de causas alimentadas pela aceleração proporcionada pelas novas plataformas de comunicação, a realização no Porto, sob os auspícios da Presidência Portuguesa da UE de uma Cimeira Social focada na concertação dos atores relevantes em torno dos princípios e das prioridades de ação para colocar no terreno o Pilar Europeu dos Direitos Sociais é um evento de enorme relevância e que deixará marcas indeléveis para um futuro mais justo e menos desigual na União Europeia.

Em simultâneo, o arranque em Estrasburgo, no dia 9 de maio, dia da Europa, da Conferência sobre o Futuro da Europa, constitui também uma oportunidade a não perder para mobilizar a participação cívica dos cidadãos europeus para um compromisso social e político que permita dar respostas aos anseios dos europeus, expressos nos sucessivos barómetros e a partir daí, reforçar a arquitetura institucional da União e assegurar a sua relevância geoestratégica e o seu contributo para uma globalização justa.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

"Sem liberdade de imprensa não há verdadeira Democracia."

David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o Presidente do Parlamento Europeu voltou a lembrar esta verdade que devemos ter sempre presente. A liberdade de imprensa é um dos pilares dos países democráticos e todos somos responsáveis pela sua defesa. Existem ainda demasiados casos, um pouco por todo o mundo, onde os jornalistas são ameaçados e intimidados por defenderem o acesso livre à informação. Não nos podemos calar nem permitir que estes abusos aconteçam. Uma imprensa livre é sinónimo de sociedades livres e é por essa liberdade que continuaremos a lutar.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Esta fotografia magnífica retrata o instante em que a enfermeira Adriana Silva da Costa Souza abraça a paciente Rosa Luzia Lunardi, de 85 anos, após cinco meses privada de afeto físico no lar de idosos onde vive, no Brasil, e foi escolhida como a foto do ano pela World Press Photo 2021. A imagem é bem reveladora do sacrifício que a pandemia impôs quer aos utentes dos lares, quer aos seus cuidadores, e se exprime de forma eloquente aquilo que nos faz humanos também nos deve suscitar uma reflexão sobre o risco – paradoxal, mas real – da desumanização da vida em nome da saúde.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Em Roma deu-se o primeiro passo para a Conferência sobre o Futuro da Europa, onde foi possível apresentar as ideias do S&D sobre o reforço da integração europeia. A luta pelo clima, o futuro digital e a migração são alguns dos desafios que a União Europeia enfrenta, sendo agora dada a oportunidade aos cidadãos para, em conjunto, trabalhar por uma Europa mais eficiente, sustentável, equitativa e justa. O futuro da Europa está nas mãos de todas e de todos!

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Enunciar "que todas as crianças na Europa em risco de pobreza ou de exclusão social tenham acesso aos direitos mais básicos, como os cuidados de saúde e a educação" é importante e é uma intenção nobre. Mas não chega. Antes da pandemia, 18 milhões de crianças europeias (mais de uma em cada cinco) viviam em risco de pobreza ou de exclusão social. Mais de 5 milhões dessas estão numa situação de pobreza severa. Sem vacilar, temos imediatamente que travar esta batalha. E vencê-la.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui