18 de junho de 2021
 

No âmbito da minha atividade parlamentar da semana, gostaria de destacar a apresentação que fiz na Comissão de Inquérito do Transporte de Animais Vivos, enquanto co-relatora, do projeto de relatório e do projecto de recomendações. Ambos espelham um trabalho de conciliação de visões na busca por um caminho claro em defesa do bem-estar animal durante o transporte. Temos de ser capazes de garantir, sempre, as devidas condições para os animais durante o transporte e criar as condições de contexto para diminuir a necessidade de transporte de animais vivos.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Apresentado em abril (1ª versão), finalizado em outubro, depois de contribuições da Comissão Europeia e da consulta pública, o nosso Plano de Recuperação e Resiliência foi o primeiro a ser entregue em Bruxelas. É também o primeiro a ser validado. Está, portanto, a chegar o momento de "arregaçar as mangas" e colocar em marcha a aplicação dos mais de 16 mil milhões de euros destinados por este plano a Portugal. Estou certo que não deixaremos escapar esta oportunidade.

Pedro Marques

Twitter Facebook

“We cannot stay silent and let Orbán attack LGBTI+ people in Hungary like this!” Estamos com o Grupo dos Socialistas e Democratas contra a decisão do Governo húngaro de proibir a representação da homossexualidade junto de menores. Partilhamos uma profunda indignação por mais este ataque à liberdade dentro do espaço europeu. Somos a favor de uma educação para a cidadania que reconheça a diversidade e a respeite.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

Conferência para o Futuro da Europa avança

A Conferência para o Futuro da Europa tem a sua primeira sessão plenária este sábado, 19 de junho, em Estrasburgo. Vale a pena recordar que quando a Presidência Portuguesa começou esta importante Conferência estava paralisada por um impasse político no Conselho, que nem mesmo a Presidência alemã conseguiu resolver.

Meia dúzia de meses depois, o resultado é este: o impasse foi superado e as três instituições (Conselho, Comissão e Parlamento) aprovaram uma Declaração Conjunta assumindo a organização da Conferência em pé de igualdade; a sessão de abertura teve lugar a 9 de maio, dia da Europa, com António Costa, Ursula Von Der Leyen e David Sassoli; o Comité Executivo organizador está a funcionar; o regulamento da Conferência, a sua agenda e o seu calendário estão aprovados; a plataforma online para participação dos cidadãos está disponível, contando já com mais de 17 mil participações e cerca de mil eventos de debate anunciados; os “painéis de cidadãos” estão a ser organizados e, finalmente, estão agora criadas as condições para reunir a primeira sessão plenária. Tudo trabalho feito em plena Presidência Portuguesa! Um sucesso tão evidente que mesmo quem gosta de dizer mal de tudo terá dificuldade em ignorar.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

"Já posso ir ao banco?"

António Costa, Primeiro-ministro

A pergunta de António Costa depois de ter recebido luz verde da Presidente da Comissão Europeia ao Plano de Recuperação e Resiliência português marca um momento simbólico para Portugal. Trata-se de um plano que desenha o futuro do país e a sua aprovação permitirá receber já no próximo mês o primeiro financiamento do que nos compete da resposta europeia à crise. Não foi por acaso que Portugal foi o primeiro país a  apresentar o PRR, como  fez questão de salientar Ursula von der Leyen. Parabéns à Presidência Portuguesa da UE e ao Parlamento Europeu onde tudo fizemos para chegarmos aqui rapidamente.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Durante uma conferência de imprensa do Campeonato Europeu de Futebol 2020, Cristiano Ronaldo preparava-se para começar a falar quando retirou duas garrafas de Coca-Cola da mesa à sua frente. “Bebam água”, disse. Algumas das políticas que defendemos e tentamos implementar no Parlamento Europeu visam, para além de garantir a qualidade da água, precisamente que os cidadãos adotem melhores hábitos de consumo. O Cristiano a dar o exemplo! 3-0 para estilos de vida mais saudáveis.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

A Cimeira do G7 realizada no Reino Unido teve como grandes motes a reconstrução e a vacinação global. Subjacente aos debates e às decisões esteve sempre o posicionamento geopolítico do bloco democrático face a outras potencias, em particular face à Rússia e à China. A aposta num plano de investimento em infraestruturas dirigido a países da América Latina, Caraíbas, África e Indo-Pacífico, para contrapor à "Rota da Seda" promovida pela China coloca a competição global no registo certo. Nos modelos políticos de desenvolvimento e não na força das armas.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

O Mapeador de Ausências, Mia Couto, Editorial Caminho

Esta semana visitei Moçambique numa missão para acompanhar no terreno a realidade na região de Cabo Delgado e manter algumas reuniões com as autoridades, representantes locais, políticos e algumas das ONGs que trabalham para tentar ajudar a população durante esta crise. Este livro de Mia Couto acompanhou-me durante estes dias. Neste romance o autor consegue abordar com mestria um tema que marcou esta minha passagem pelo país, as ausências e as memórias que os que ficam retém daqueles que perderam.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui