14 de janeiro de 2022
 

Esta semana na Comissão de Transportes e Turismo tivemos uma audição a Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, sobre o progresso do pacote "Fit for 55". Vinquei a importância de não esquecer as especificidades das regiões ultraperiféricas e de garantir a sua conectividade com a placa continental neste novo conjunto de propostas legislativas que visa assegurar que a União Europeia cumpre a meta de redução de, pelo menos, 55% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

No quadro mais vasto do apoio à recuperação das empresas face aos impactos da pandemia, e procurando ajudar a que essa recuperação se faça em linha com as agenda da transição verde e da transição digital, a Comissão Europeia em parceria com o Instituto da União Europeia  para a Propriedade Intelectual, lançou um novo fundo de 47 milhões de euros para proteger a propriedade intelectual das Pequenas e Médias Empresas localizadas na União Europeia.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Numa semana que ficou tristemente marcada pelo falecimento de David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu e membro do grupo S&D, destaco a merecida homenagem feita pelos Socialistas e Democratas. Ficará na nossa memória um homem sempre comprometido com a defesa dos Direitos Humanos, da Democracia e da Liberdade, que são os nossos inalienáveis e inegociáveis valores civilizacionais. Sassoli era um magnífico presidente do Parlamento Europeu, símbolo maior da democracia na UE.

Isabel Santos

Twitter Facebook

David Sassoli

O Parlamento Europeu acordou no dia 11 com a terrível notícia do falecimento do seu Presidente, David Sassoli. O ex-jornalista da RAI, uma personalidade muita estimada no seu país, a Itália, teve o condão de liderar o Parlamento com uma mistura de firmeza e de gentileza, num dos períodos mais conturbados do projeto europeu, em face do Brexit, primeiro, e, depois, da pandemia e da resposta conjunta ao seu impacto devastador.

Foi um grande defensor do ideal de uma Europa Social, a começar pelo Plano de Ação para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, adotado aquando da Presidência Portuguesa da UE, em Maio de 2021. A família dos socialistas europeus perdeu uma das suas figuras mais consistentes: um socialista capaz de fazer pontes e desatar impasses, sempre pronto a emprestar a sua voz ponderada mas assertiva à causa da justiça e do progresso sociais. Para além da saudade, David Sassoli deixa uma marca valiosa, de fundo inequivocamente humanista, quer no projeto europeu, quer no socialismo europeu.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

"A Europa precisa de um novo projeto de esperança (...) que podemos construir em torno de três eixos fortes, um triplo desejo de Europa unanimemente partilhado por todos os europeus: o de uma Europa que inova, de uma Europa que protege e de uma Europa que orienta e ilumina como um farol."

Recupero esta frase de um dos últimos discursos de David Sassoli, que condensa a sua visão sobre a Europa. Sassoli não escondia a sua emoção quando falava em justiça, liberdade, e dignidade humana. Mas muitas vezes alertou para a responsabilidade coletiva na revalidação desse projeto, e para a necessidade de aproximar a cidadania da democracia. Com verticalidade sem pompa, e humanismo sem moralização, Sassoli sonhava a Europa na qual nós, Progressistas Europeus, nos revemos e pela qual continuaremos a lutar.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

O ano político começa com o desaparecimento do Presidente Sassoli. Tive o privilégio de testemunhar o seu trato caloroso, a sua disponibilidade pessoal e política, num contexto difícil que deriva da pandemia, de verificar a estima e respeito de eurodeputados de todos os quadrantes políticos. Deixo registada a minha homenagem a este homem bom, que em dezembro, perante o Conselho Europeu, com a capacidade de comunicar que o caraterizava, nos deixou um legado político que devemos honrar.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Contada pelos seus protagonistas, este belíssimo e comovente documentário é uma história de homens e de baleias dos Açores - S. Miguel, do tempo em que o seu óleo iluminava as cidades e o seu precioso âmbar se transformava em perfume, até ao tempo em que ambos ganharam a sua proteção, em 1987. Era um assunto sangrento, mas hoje, como conta um antigo baleeiro, “mais do que ninguém, estou sempre a proteger os animais e tenho pena deles, mais do que tinha na altura”. Na Netflix.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

Sob o lema “juntos seguimos e conseguimos”, o Partido Socialista apresentou o seu programa eleitoral para as eleições legislativas de 30 de janeiro. É um programa de contas certas e voltado para o futuro, capaz de mobilizar as energias do país para enfrentar os grandes desafios estratégicos que Portugal tem pela frente. Com confiança no trabalho feito na resposta à pandemia, que fez de Portugal líder mundial da vacinação, o PS, depois de uma crise política que ninguém compreende, surge como único referencial da estabilidade de que o país precisa para recuperar a sua economia e aproveitar bem os fundos comunitários que António Costa conseguiu negociar.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Se no conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informaes consulte a pgina dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui