25 de março de 2022
 

Esta semana, decorreu em Bruxelas uma mini-plenária onde se discutiram e votaram diversos assuntos, sendo que mais uma vez, os temas relacionados com a invasão da Ucrânia, por parte da Federação Russa, mereceram uma atenção especial. Votámos, entre outros, a autorização para o pacote de ajuda aos refugiados que chegam à Europa vindos da Ucrânia, designado C.A.R.E., que irá prestar um apoio muito importante àqueles que fogem do conflito e aos países que os recebem. Além da plenária, entre outras atividades, realizaram-se também os Ukraine Solidarity Days, uma iniciativa conjunta do Parlamento Europeu e do Verkhovna Rada (Parlamento da Ucrânia).

Isabel Santos

Twitter Facebook

A invasão da Ucrânia, destruindo cidades inteiras e matando civis inocentes forçou milhões de ucranianos (em particular mulheres, idosos e crianças) a procurar refúgio na Europa. A aplicação imediata da "Diretiva relativa à Proteção Temporária" ativada pela Comissão Europeia garante aos Estados-membro as condições para acolherem estes refugiados com a dignidade e as condições que eles merecem. A marca da União tem que ser a solidariedade.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

O S&D congratula-se com a ativação da Diretiva de Proteção Temporária, facto inédito desde a sua criação em 2001 e que permite acionar todas as medidas de apoio ao acolhimento urgente de refugiados vindos da Ucrânia. Num momento histórico em que mais uma vez o projeto europeu é posto à prova, a solidariedade deve ser a resposta que nos distingue e que nos une à Humanidade. O S&D pede por isso também à Comissão Europeia e aos Estados-Membros que implementem rapidamente um mecanismo de proteção especial para salvaguarda de todas as crianças e menores desacompanhados, sem dúvida os mais vulneráveis e que mais sofrem. 

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Uma equipa de combate

Já conhecemos a constituição do governo. É um governo de combate, em economia de guerra. Aposta na concentração dos ministérios chave para a recuperação económica e execução das reformas que se impõem. Politicamente, o exercício de António Costa revela a mestria e o sentido de equilíbrio que lhe  reconhecemos.

No Conselho de Ministros estão todos os que mais ambicionam ser peças-chave do futuro do PS, que assim prepara o futuro, ao mesmo tempo que garante que nesta fase-chave do país somos governados pelos melhores. Com o seu lugar na história mais do que alcançado, António Costa, o homem que na Europa acabou com a TINA e que fez uma gestão exemplar da pandemia, arranca para este novo ciclo político com um governo paritário, competente, política e tecnicamente muito forte. Nestes quatro anos será preciso recuperar da economia de guerra. Será obra. Reuniu uma equipa de capaz de o fazer.

Pedro Marques

Twitter Facebook

"Os projetos financiados pela política de coesão não têm segredos!"

Elisa Ferreira sobre o lançamento da plataforma Kohesio que disponibiliza um mapa interativo que permite obter geograficamente os dados sobre 1,5 milhões de projetos do atual quadro comunitário 2014-2020, incluindo ligações para os respetivos programas e fundos. A este aumento de transparência, dos fundos europeus devia juntar-se agora a simplificação dos procedimentos burocráticos necessários para os usar.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

As imagens dramáticas da tragédia que se vive em Mariupol confirmam a intolerável brutalidade da agressão da Rússia contra a Ucrânia e o seu povo, revelando um desprezo total pelo Direito Internacional e pelo valor da vida, incluindo de mulheres e crianças. A solidariedade com a Ucrânia e com os refugiados é um dever moral imperativo. Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar!

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Numa altura em que a guerra na Ucrânia preenche a quase totalidade dos blocos informativos, é importante continuar a lembrar outras situações, outros locais intoleráveis. No Afeganistão, no início de mais um ano letivo, as meninas foram impedidas de regressar à escola numa violação de compromissos anteriores e publicamente assumidos pelas autoridades talibãs. As lágrimas que vemos neste vídeo publicado por uma jornalista da BBC não são apenas a imagem de um país que viola os direitos de educação das crianças e mulheres. São também, como lembrou o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, a imagem de um país que compromete o seu futuro.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Madeira Vista do Céu| From the Sky, Gregório Cunha

O livro "Madeira Vista do Céu /From the Sky", do fotojornalista madeirense Gregório Cunha, apresenta paisagens inéditas da Madeira e do Porto Santo. Captado unicamente com drone, por trás de um olhar criativo, é impossível ignorar a beleza natural do nosso arquipélago. São 180 paisagens, acompanhadas por textos que retratam as nossas gentes e as nossas tradições. A 2.ª edição do livro será apresentada a 5 de abril.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

Se no conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informaes consulte a pgina dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui