13 de maio de 2022
 

A Conferência sobre o Futuro da Europa teve o seu encerramento no Dia da Europa, em Estrasburgo. Um dia simbólico onde os presidentes das instituições da UE se comprometeram a avançar com as mudanças exigidas pelos cidadãos. Foram apresentadas 49 propostas com mais de 320 medidas. Sem descartar a importância da Convenção, que parece estar no horizonte, será fundamental que nos centremos nas mudanças que respondam ao que os cidadãos esperam verdadeiramente da Europa. Como referiu a Presidente do Parlamento Europeu "num momento decisivo para a integração europeia nenhuma sugestão de mudança deve ser descartada."

Margarida Marques

Twitter Facebook

A Comissão Europeia lançou, no início deste mês, uma estratégia renovada para as regiões ultraperiféricas (RUP), com vista a tirar proveito das suas potencialidades através de investimentos e reformas adequados. A Estratégia coloca as pessoas em primeiro lugar, propõe medidas concretas e aborda os vários desafios destas regiões (localização geográfica, afastamento, insularidade, orografia, vulnerabilidade às alterações climáticas e a eventos climáticos extremos).

Sara Cerdas

Twitter Facebook

O Grupo S&D promoveu o Global Progressive Forum 2022 sobre Democracia versus Autocracia, juntando oradores de vários continentes. Num contexto global de grande fratura e perante o perigo real da divisão do mundo em dois blocos antagónicos, o Grupo dos Socialistas e Democratas tem-se empenhado em desenvolver uma visão multilateral das relações económicas, sociais e políticas na Europa e no mundo, fundada em parcerias entre iguais e respeitando a dignidade dos povos, o Estado de Direito e os direitos humanos.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

A bem do futuro

O Líbano continua mergulhado numa crise severa, já declarada pelo Banco Mundial como uma das maiores a nível global desde meados do século XIX. É neste contexto de grandes dificuldades económicas, sociais e políticas que este país irá realizar, no próximo dia 15 um processo eleitoral, do qual irá depender, em grande parte, o futuro da sua população.

Irei deslocar-me a Beirute e a outras províncias do país para acompanhar estas eleições, integrando a Missão de Observação Eleitoral do Parlamento Europeu, com a esperança de que possam ser um primeiro passo no caminho para a recuperação do Líbano. Um país que já foi apelidado como a Suíça do Médio Oriente e que vive um dos momentos mais difíceis da sua história. 

A União Europeia tem estado presente, mobilizando na última década mais de 24 mil milhões de euros em ajuda para o país. Mas a solução para o Líbano tem de vir de dentro, é fundamental que o sistema político, baseado em quotas religiosas, seja capaz de ultrapassar as suas divisões. A bem do Líbano e do seu futuro.

Isabel Santos

Twitter Facebook

"Celebramos o Dia da Europa e o fim da 2.ª Guerra Mundial. Nestes dias sombrios marcados pela invasão russa da Ucrânia, temos bem presente que na origem da União Europeia esteve a vontade de preservar a paz. É por não esquecermos a História que continuaremos a apoiar a Ucrânia."

António Costa, Primeiro-ministro 

 

A celebração do Dia da Europa, este ano marcada pelo regresso da guerra ao continente, reforça a convicção de que a paz deve ser considerada como um ganho extraordinário da integração europeia. Conforme enfatizou António Costa, nestes dias de incerteza e de sofrimento, a União Europeia tem sabido estar ao lado do povo ucraniano contra a invasão russa. Em paralelo, a defesa de valores como a liberdade democrática, a prosperidade e a justiça, mantêm-se como pedra de toque da construção europeia.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Porque nós somos Europa, somos também responsáveis pelo seu (nosso) futuro. Desde o primeiro momento da Conferência sobre o Futuro da Europa (em boa hora iniciada pela presidência portuguesa do Conselho da UE), tem sido neste espírito de partilha, de diálogo, e de construção conjunta que milhares de europeus, de todas as idades, géneros, proveniências sociais e geográficas, participaram na discussão sobre o futuro de todos nós. Um autêntico exercício de democracia que culminou no dia da Europa, com a apresentação do relatório final com as propostas de reforma da UE feitas pelos cidadãos. São 49 propostas e mais de 320 medidas que vão desde o combate às alterações climáticas, ao aprofundar da justiça social, da transição digital à revisão dos tratados. São, acima de tudo, expressão da voz cidadã que não poderá ser ignorada.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Anfitrião, em Estrasburgo, do Dia da Europa, Emanuel Macron colocou "em cima da mesa" importantes reflexões sobre o futuro da União Europeia. Seja qual for o caminho que a UE agora tome, temos uma certeza: com imobilismo e comodismo não conseguiremos dar os passos necessários para fortalecer, modernizar e tornar cada vez mais forte esta grande ideia que é a União Europeia.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Super Pumped - The battle for Uber, Brian Koppelman e David Levien, Showtime

A história de Travis Kalanick não é só a história inspiradora da criação da Uber, é também uma viagem pelas oportunidades, riscos e desafios que a inovação digital nos apresenta. No livro e série "Super Pumped - The battle for Uber", assistimos à constante luta pela proteção dos nossos dados e da nossa privacidade, mas também à superação da discriminação de género nas empresas tecnológicas de Silicon Valley da época.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

Se no conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informaes consulte a pgina dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui