Comissão dos Assuntos Económicos aprova adesão da Croácia ao euro

20.06.2022

A Comissão dos Assuntos Económicos do Parlamento Europeu aprovou hoje por larga maioria o relatório sobre a adesão da Croácia à Zona Euro a partir de 1 de janeiro de 2023. De acordo com o documento, a entrada do país na Zona Euro irá reforçar a resiliência da economia croata, beneficiando cidadãos e empresas, sendo simultaneamente um forte sinal da integração europeia e de reforço da moeda única. 

Margarida Marques, relatora pelo Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) e Presidente do Grupo de Trabalho dos Países de Adesão ao Euro no Parlamento Europeu afirma:

"Vivemos tempos de enormes e inesperados desafios. É com uma união monetária forte e resiliente, à qual se juntará a Croácia em janeiro, que se tem conseguido responder às situações de crise e emergência que atravessamos como o impacto da pandemia da Covid e do conflito na Ucrânia. É também por isto que vinte anos depois da sua entrada em circulação, podemos dizer que a moeda única é um maiores sucessos e símbolos da unidade europeia."

Outras informações:

A aprovação na Comissão dos Assuntos Económicos surge após os relatórios de convergência da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu terem concluído que o país cumpriu todos os critérios e está em condições de adotar o euro a 1 de janeiro de 2023. O Eurogrupo e o Ecofin também expressaram o seu apoio e aval positivo à entrada da Croácia na Zona Euro. Segue-se a votação do relatório no plenário do Parlamento Europeu no dia 5 de julho, seguida da decisão final pelos Estados-membros.

A Croácia será o 20º país a integrar a Zona Euro, juntando-se assim à Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha. A Lituânia é o membro mais jovem, tendo adotado a moeda única em 2015.

Gabinete da deputada Margarida Marques

Voltar a Comunicados de Imprensa